O Crea-SP e o Programa Mulher apresentam o TALKS: Dia Internacional da Mulher na Engenharia.
Nesse TALKS será discutido os impactos das novas tecnologias na engenharia, explorar estratégias para uma produtividade saudável e refletir sobre os efeitos da hiperprodutividade no bem-estar.
📅 25/06 (quarta-feira)
⏰ 19h às 21h
📍 Presencial: Av. Angélica, 2364 – São Paulo/SP e On-line: Plataforma do Crea-SP e YouTube @TVCreaSP
👉🏼 Inscreva-se: https://www.sympla.com.br/evento/talks-dia-internacional-da-mulher-na-engenharia/2974996
O evento é híbrido, gratuito e com emissão de certificado. Esperamos por você!
Objetivo do Evento: apresentar conteúdos multidisciplinares sobre temas relevantes, de forma prática, rápida e focada, que capacitem e ampliem o conhecimento dos participantes, por meio de palestras curtas. Nesse TALKS, vamos discutir os impactos das novas tecnologias na engenharia, explorar estratégias para uma produtividade saudável e refletir sobre os efeitos da hiperprodutividade no bem-estar.
Conteúdo a ser abordado:
1. Futuro das profissões e adaptação às tecnologias
Debate sobre o impacto das novas tecnologias, especialmente a Inteligência Artificial, nas profissões da engenharia. Serão abordadas as competências essenciais para o profissional do futuro e como se preparar para esse cenário, mantendo equilíbrio e qualidade de vida.
2. Ferramentas de produtividade e planejamento: a tecnologia como aliada
Aplicação de ferramentas tecnológicas para organização, automação e otimização de tarefas. Estratégias para aumentar a produtividade sem sobrecarga, além de boas práticas de gestão do tempo, focadas na rotina das engenheiras.
3. A cultura da hiperprodutividade e o impacto na saúde mental das mulheres engenheiras
Reflexão sobre a pressão por alta performance e inovação, seus efeitos na saúde mental e como equilibrar a busca por atualização com o autocuidado. Discussão sobre o papel das mulheres nesse cenário e caminhos para uma atuação mais leve e consciente.
Conheça as convidadas:
O evento contará com especialistas de referência que trarão reflexões sobre o futuro do trabalho e as competências essenciais para os novos tempos, além de estratégias práticas para aumentar a produtividade com equilíbrio e qualidade de vida.
Fernanda Calandrino – Engenheira eletrônica de telecomunicações formada pela FEI, MBA em Marketing .Mãe de 2 adolescentes de 17 e 13 anos. Trabalho na Huawei há 20 anos conectando pessoas com tecnologia. Sou diretora de Contratos e Operações na empresa, forte atuação no mercado de ICT, cloud e geração de energia. Profissional versátil, resiliente e dinâmica. Habilidades de liderança ímpar com empatia, respeito e resultados, comunicação, relacionamento, mentoria comportamental e desenvolvimento.
Conheça as integrantes do Programa Mulher do Crea-SP:
Marci Alves é Engenheira Civil, Empresária e Mentora, especialista em vistorias técnicas de imóveis, gerenciamento de obras, reformas e gestão em facilities.
Coordenadora do Programa Mulher do CREA-SP, é uma voz ativa no fortalecimento da presença feminina na engenharia, promovendo capacitação, liderança e impacto no mercado. Como mentora, palestrante e influenciadora digital, direciona outras profissionais a se posicionarem com autoridade, liderança e confiança nas engenharias e áreas tecnológicas. Combinando experiência prática e paixão por compartilhar conhecimento, Marci é uma referência inspiradora para mulheres que desejam se destacar e evoluir em suas carreiras e na vida!
Nauany Xavier Rodrigues, 34 anos, é engenheira civil, técnica em segurança do trabalho, empresária, mentora e palestrante. Apaixonada por pessoas e realização de sonhos, atua na engenharia civil desde 2013 com foco em projetos, obras, reformas e atendimento ao público feminino. É diretora da MUC – Mulheres na Construção Brasil, rede que fomenta liderança feminina na engenharia. Além disso, coordena grupos de apoio a mulheres empresárias e colabora com ações sociais no combate ao câncer de mama. Influenciadora digital do CREA/SP, também integra o Comitê Gestor do Programa Mulher do CREA/SP.
Érica Alves de Oliveira, 42 anos, natural de Tupaciguara, Minas Gerais, é Engenheira Eletricista formada pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Com um mestrado em Engenharia de Telecomunicações, especializado em Sistemas de Navegação Global por Satélite (GNSS), pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), Érica possui experiência no desenvolvimento de receptores em software para sistemas aeroespaciais. Atualmente, ela ocupa o cargo de engenheira de telecomunicações sênior na Petrobras, onde gerencia projetos de Telecomunicações e TI. Sua atuação é marcada pela implementação de soluções tecnológicas em unidades onshore e offshore, nas áreas de redes LAN e WAN, sistemas VSAT, telefonia IP, cabeamento estruturado, TVRO, entre outras, integrando sistemas avançados de telecomunicações e infraestrutura digital, contribuindo para a inovação e eficiência operacional da empresa.
Izildinha Valéria de Aguiar Nascimento (Zel) é Engenheira Agrônoma formada pela Escola Superior de Agronomia de Machado (ESACMA), Minas Gerais, Izildinha atua na área desde 1998. Com ampla experiência, dedica-se ao plantio de árvores, regularização ambiental e desenvolvimento de projetos sociais voltados à educação ambiental. Além disso, é proprietária de uma consultoria ambiental, onde oferece soluções personalizadas para atender às demandas de sustentabilidade e conformidade ambiental. Atualmente, é membro do Comitê Mulher do CREA-SP, onde contribui para a valorização e o protagonismo feminino na engenharia. Já desempenhou o papel de conselheira e hoje ocupa a posição de inspetora chefe na Associação de Engenheiros e Agrônomos de Cajamar. Seu trabalho reflete um compromisso com a sustentabilidade e o desenvolvimento socioambiental, promovendo ações que integram a preservação ambiental com a conscientização da comunidade.
Inka Vasconcelos, 53 anos, engenheira civil, formada pela Escola de Engenharia de Piracicaba há 29 anos, atua na engenharia como autônoma na elaboração de projetos e acompanhamentos de obras; trabalhou prestando serviços no PROMORE – Programa de Moradia Econômica – Convênio Prefeitura e Sindicato dos Engenheiros do Estado de São Paulo de 2008 a 2011; foi presidente da 47ª Jari da 13ª Região DER-SP de 2010 a 2013 e presidente da Jari Municipal de Rio Claro de 2011 a 2013; trabalhou na fiscalização das obras dos edifícios das VT – Vara do Trabalho de Rio Claro, Presidente Prudente e Barretos de 2011 a 2017; Membro da Diretoria da Associação de Engenharia Arquitetura e Geologia de Rio Claro na função de Diretora Social; atualmente é Conselheira do CREA SPna Câmara Especializada de Engenharia Civil e membro do Comitê Programa Mulher do CREA SP.
LUZIA R. SCARPIN DE MARCHI – Profissional da área tecnológica, com formação em Tecnologia em Gestão Ambiental, com Especialização Lato Sensu em Engenharia Ambiental; Cidades Inteligentes; Engenharia de Avaliações e Perícias; Empreendedorismo e Inovação Tecnológica nas Engenharias e Formação de Professor para ensino Superior. Exercendo atividades profissionais autônomas diversificadas de coordenação, gestão e liderança em diversas cidades dos estados de São Paulo e Paraná.
