Plataforma desenvolvida internamente facilita o contato com as mais de 180 entidades de classe de todo o estado
O Crea-SP mantém, atualmente, parcerias com 183 entidades de classe, instituições presentes em diferentes municípios do estado de São Paulo e que representam os profissionais de Engenharia, Agronomia e Geociências. É por meio desse trabalho conjunto que o Conselho consegue ampliar seu alcance e promover ações direcionadas de valorização profissional.
Para tornar essas relações mais efetivas, em 2022, o Conselho criou um sistema de gestão de parcerias exclusivo, o GEPAR. Desde então a ferramenta tem sido aprimorada, tornando-se um caso de sucesso de alinhamento estratégico entre tecnologia, articulação institucional e inovação.
“O GEPAR evoluiu para além do seu propósito inicial, e hoje é uma plataforma de integração que simplifica todas as etapas relacionadas aos editais de fomento e termos de colaboração, tanto para o Conselho quanto para as próprias associações e sindicatos”, explica a chefe da Unidade de Parcerias e Relações Institucionais (URI) do Crea-SP, Ana Carolina Moreira.
A solução atende às demandas específicas da autarquia ao centralizar a recepção de documentos em um banco de dados próprio e totalmente voltado para os desafios da URI. Mas, antes de chegar a essa realidade, foi preciso considerar as dificuldades enfrentadas pelas entidades de classe e pelos times internos do Conselho no uso de múltiplos sistemas.
“Conseguimos encontrar uma estrutura flexível, que permite ajustes constantes. Nossa equipe tem autonomia para criar novos campos, anexos, textos e avisos, o que garante agilidade, independência e otimização dos processos, sem necessidade de acionar a área de TI [Tecnologia da Informação] a cada atualização”, detalha Ana.
Uma experiência semelhante, lançada no último mês de agosto, é o Sistema Nacional de Cadastro de Entidades de Classe. “O Confea apresentou recentemente uma solução que reúne em um só lugar as informações das entidades de todo o país, possibilitando o mapeamento e facilitando o acesso dos Creas a documentos e dados básicos”, diz a chefe da URI paulista. A expectativa é que, em breve, com o cadastramento em todo o país, o Crea-SP também possa utilizar as informações computadas na plataforma para buscar novas parcerias.
O fortalecimento desta rede é uma das iniciativas mais eficazes para o Conselho alcançar suas metas de valorização e capacitação profissional. Por meio dessas colaborações, a autarquia consegue potencializar suas ações, levando conhecimento, eventos e serviços para os profissionais de todo o Estado, além de garantir que as demandas da categoria sejam sempre ouvidas, independente de sua origem.