Série de eventos na cidade integrou estudantes e profissionais da área tecnológica

O Crea-SP e o Confea tiveram uma extensa agenda em Atibaia (18/11), em uma verdadeira jornada de conhecimento pelo ecossistema local das entidades. O município é a segunda maior economia da região de Bragança Paulista – localizada a 67,7 km da capital paulista – com um pouco mais de 158 mil habitantes e abriga a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região (AEAAAR), local da primeira parada do dia.
Por lá, a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP, e o presidente do Confea, engenheiro Vinícius Marchese, abriram a agenda tripla, em uma conversa informal para uma plateia de empreendedores, empresários e entusiastas dos mercados de robótica, da indústria em geral, construção civil, e do agronegócio, em especial, de atividades ligadas à horticultura e fruticultura, símbolos da cultura da cidade, que detém a alcunha de Capital Nacional do Morango.
“Estamos aqui para ouvir, mas, principalmente, aprender com vocês sobre os caminhos para nos tornarmos mais eficientes, conectados e prontos para ajudá-los no dia a dia”, afirmou a presidente do Crea-SP. “Essa conversa é um marco sobre o valor da presença para a construção de relacionamentos duradouros”, completou Lígia.
“Trabalhamos muito para trazer os presidentes até vocês. Pois eles representam a materialização do que entendemos como a excelência de nossa área, e o horizonte que devemos perseguir”, afirmou a engenheira civil e especialista em direito imobiliário, Adriana Cintra, presidente da AEAAAR e anfitriã oficial do dia – responsável pelas conexões durante os três eventos.
O segundo tempo reservou a aguardada palestra do presidente do Confea para estudantes do Centro Universitário UNIFAAT, no auditório lotado da Casa de David. Marchese trouxe reflexões sobre o futuro do mercado de trabalho, abordando desafios intrínsecos à economia do século 21: trabalho remoto, avanço das mídias digitais e a influência da agenda climática no cerne da estratégia de empresas e governos.
O ponto alto da exposição para cerca de 300 estudantes foi a descrição detalhada do modelo de gestão e planejamento de projetos de uma das marcas mais admiradas pela geração Z: o Spotify, a mais popular plataforma de música do mundo. “A economia do futuro vai precisar ainda mais do poder analítico e da vocação de resolver problemas práticos, repertório comum às Engenharias, meu território de origem. Se nas últimas décadas, aprendemos a atuar em todos os cantos da cadeia de produção do planeta, cada vez mais, termos que aprender a lidar com o mundo virtual, a era dos dados e os fenômenos emergentes que vão surgir daí e vão reinventar o mundo onde vocês nasceram”, ressaltou Marchese.
Ao final da palestra, os times do Sistema Confea/Crea, na companhia dos dirigentes locais, ao passo dos alunos, seguiram para o campus da UNIFAAT, vizinho à Casa de David, para celebrar a inauguração oficial do Espaço CreaLab, que foi instalado em localização privilegiada no pátio da universidade, fazendo jus ao seu papel de hub de inovação, posicionado em meio ao fluxo de passagem, alimentação, descanso e convívio dos alunos.