CDER-SP em Osasco

28/04/2025 Notícias

Encontro aconteceu, pela primeira vez, em uma entidade de classe, fortalecendo a presença do Conselho nas associações

No dia 24 de abril a cidade de Osasco recebeu a segunda reunião de 2025 do Colégio de Entidades Regionais de São Paulo (CDER-SP). O encontro foi realizado na sede da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Osasco (AEOA), e reuniu lideranças da área tecnológica paulista, para mais um dia de capacitação, debates e troca de experiências. Entre as inovações implementadas, o caráter itinerante do colegiado, que passa a ocorrer nas próprias associações, buscando uma integração ainda maior.

Na abertura, o coordenador do CDER-SP, Eng. Luiz Augusto Moretti, e o adjunto Eng. Luiz Gustavo Martinelli Delgado, destacaram a importância da atuação conjunta entre as entidades e o Crea-SP. A presidente do Conselho, Eng. Lígia Mackey, ressaltou o novo formato das reuniões do colegiado, que agora serão levadas para diferentes regiões, aproximando ainda mais a autarquia dos profissionais. “A capilaridade do Crea-SP exige a adoção de soluções do tipo para que possamos diminuir as distâncias e estar cada vez mais presentes no dia a dia daqueles que atuam na ponta”, disse.

Na sequência, houve a assinatura de um convênio de cooperação pelo presidente do Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia (IBAPE-SP), Eng. Marcos Mansour, diretor geral da Mútua-SP, Eng. Renato Archanjo, e a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey, visando facilitar a capacitação técnica de profissionais registrados no Conselho e associados à Mútua, em avaliações, perícias e inspeções prediais. A parceria prevê benefícios como descontos em cursos promovidos pelo IBAPE-SP, incluindo eventos, e a ampla divulgação das iniciativas educativas nas redes sociais e canais institucionais da Mútua e do Conselho. “Nosso objetivo é difundir um bom conhecimento técnico. Acreditamos que o aprendizado tem o poder de transformar a vida das pessoas para melhor”, afirmou Mansour.

Também foi apresentada a agenda das próximas etapas do Congresso Regional de Profissionais (CRP), Congresso Estadual de Profissionais (CEP) e o Congresso Nacional de Profissionais (CNP), que debatem a elaboração de políticas públicas, diretrizes estratégicas e temas que impactam diretamente o exercício profissional e o desenvolvimento da sociedade. O coordenador da Comissão Organizadora Regional (COR), Eng. Alex Ramos, reforçou a importância da participação dos profissionais da área tecnológica. “Ninguém melhor do que esses especialistas, com capacidade técnica e atuação direta na sociedade, para contribuir com propostas que promovam o desenvolvimento sustentável e cidades mais inteligentes”, afirmou.

Um dos destaques da programação foi a apresentação de exemplos bem-sucedidos, chamada de “Boas Práticas e Ações das Entidades de Classe”. O Eng. Leandro Fogaça, diretor da AEOA, compartilhou suas ações em parceria com a Prefeitura de Osasco para execução do Plano Diretor do município e destacou a aprovação da Lei nº 83/2024 na Câmara Municipal, que trata da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social, atendendo à Lei Federal nº 11.888/2008. Já o Eng. Ismair Rossini, representante da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Votuporanga (SEARVO) apresentou o projeto Star Bots Votu, que levou estudantes ao quinto lugar na etapa nacional do First Lego League Challenge (FLLC), um torneio de robótica.

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Penápolis (AEA Penápolis) trouxe seu programa de residência técnica em Engenharia para profissionais recém-formados, em parceria com a prefeitura local, apresentado pelo presidente da associação e diretor de entidades de classe do Crea-SP, Eng. Fernando Pedro Rosa, e o Adv. Pedro Paulo Fernandes, coordenador de compliance da prefeitura do município. Por último, a Eng. Elisangela Freitas, presidente da Associação de Itanhaém (AEAI), falou sobre o projeto “Praia Limpa, Oceano Protegido”, para a conscientização ambiental. A ação mobilizou parceiros locais e incluiu eventos como o torneio de tênis de praia e limpeza da orla.

Os participantes acompanharam comunicados da Superintendência de Relações Institucionais e Comunicação do Crea-SP (SUPRICOM), com atualizações sobre projetos, eventos e ações institucionais, como o lançamento do Curso de finanças pessoais, o Edital Marketplace e a conquista do selo bronze de Certificação em Boas Práticas no Combate à Violência Contra as Mulheres – Prática Recomendada (PR) 1019, apresentados pela chefe de Comunicação Digital e Comunidade, Jorn. Luana Schmidt.

Dando continuidade à programação, a chefe da Unidade de Análises e Controle de Parcerias, Elaine Alves, e a chefe da Unidade de Parcerias e Relações Institucionais do Crea-SP, Ana Carolina Moreira, trouxeram os avisos da Gerência de Relacionamento Institucional (GRI) com atualizações sobre o edital de chamamento público, além de orientações sobre repasses financeiros, acessibilidade nos locais de execução e prorrogação do prazo de prestação de contas para 29 de agosto.

Já a parte dedicada à capacitação, provocou reflexões importantes sobre a atuação das entidades. O tema central foi a sustentabilidade financeira e a competência na gestão, apresentado pelo Secretário Municipal da Fazenda, Planejamento-orçamento e Gestão pela Prefeitura de Curvelo-MG, Pedro Henrique Bianchi. “Um bom gestor não é apenas tecnicamente competente, precisa ser estrategista, tomar decisões com responsabilidade fiscal e sensibilidade social, pensando no impacto de longo prazo das suas ações”, destacou durante a apresentação, que também alinhou os conteúdos ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Fonte: Crea-SP

Clique AQUI para ver mais fotos