Desenvolvimento da Alta Paulista em debate

21/05/2024 Notícias

Fórum de Políticas Públicas de Adamantina destacou importância da integração

Os desafios para o desenvolvimento das microrregiões de Adamantina, Dracena e Tupã, que integram a Nova Alta Paulista, foram debatidos no Fórum de Políticas Públicas realizado pelo Crea-SP na terça-feira (14), em Adamantina. O segundo encontro da série itinerante – que já passou por Taubaté – ressaltou a importância do apoio técnico e institucional do Conselho para fomentar soluções visando o bem-estar dos cidadãos.

“A área tecnológica está em tudo na nossa vida, inclusive em soluções para os problemas do dia a dia. Para promover cidades mais sustentáveis, objetivando a melhoria da qualidade de vida da população, é essencial contar com profissionais técnicos”, pontuou a presidente do Crea-SP, Eng. Lígia Mackey. “Contamos com 370 mil profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores, e todo este corpo técnico está à disposição para trazer soluções, com projetos que o poder público pode aproveitar e utilizar”.

Com a participação de gestores públicos, profissionais da área tecnológica e entidades como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Associação dos Municípios da Nova Alta Paulista (Amnap), além da iniciativa privada, o Fórum debateu o desenvolvimento econômico e urbano, promovendo o olhar para novas realidades, como a necessidade de planos de contingência, seja para a chuva ou a estiagem prolongada aliada às altas temperaturas – situação que vive a região -, e ressaltando iniciativas já implementadas, como a integração das cidades que atuam em conjunto em projetos agrícolas e ambientais.

“Acredito muito na governança colaborativa, que, por meio do poder público, setor privado e sociedade, unidos, promove o fortalecimento e o desenvolvimento econômico sustentável”, destacou o gerente do Sebrae em Presidente Prudente, José Carlos Cavalcante. Ele participou de um painel ao lado do prefeito de Adamantina Márcio Cardim (também representando a Amnap), do empresário local Edson Treviolo, conselheiro suplente do Sistema Confea/Crea e Mútua pelo estado de São Paulo, Geol. Ronaldo Malheiros, e do conselheiro federal Eng. Daniel Robles, que representou o presidente do Confea, Eng. Vinicius Marchese.

“É essencial ter uma visão sistêmica que integre todas as áreas na construção das políticas públicas”, enfatizou Malheiros. “Precisamos interligar, conectar todas as iniciativas pensando em servir o empresário, que quer investir, e também aqueles que querem fazer acontecer. O papel da área tecnológica é ser solução”, ressaltou Robles.

Nos próximos meses, estão previstos ainda Fóruns em Mogi Mirim, Ribeirão Preto e São Paulo.

 

Fonte: Crea-SP