
Nesta quarta-feira, 14 de janeiro, o Crea-SP realizou sua tradicional cerimônia anual de renovação de um terço dos conselheiros para o triênio 2026-2028, além da nomeação da nova diretoria, com vigência até a Sessão Plenária de Posse em janeiro de 2027. Outro destaque foi a composição dos conselheiros nomeados para a Câmara Especializada de Engenharia Ambiental e Sanitária (CEEAS), que entra em operação este ano.
O evento que aconteceu com participação do corpo de Conselheiros e convidados, na Sede da Angélica, foi iniciado com a fala da engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP. “Quero dar boas-vindas a todos que retornam ou chegam a esta casa. Estamos em um novo momento do Conselho e agradeço profundamente pelo tempo e pela disposição de cada um. Trabalharemos juntos pela nossa profissão”, argumentou.
Nomeado novo vice-presidente, o Eng. Fernando Pedro Rosa se disse honrado pela confiança depositada pela presidente. “Este é um cargo que exige responsabilidade e sinergia entre presidente e vice, especialmente em um ano de grandes eventos. Nosso compromisso é dar continuidade ao trabalho, sem mudar o rumo de um barco que segue na direção certa, fortalecendo as profissões e fomentando novas ferramentas para todos os profissionais, dos recém-formados aos mais experientes”, ressaltou.

A renovação de um terço dos Conselheiros é um processo anual previsto em regimento que favorece a atualização de ideias e profissionais e garante o equilíbrio na representação de cada área das especialidades de Engenharias, Agronomia e Geociências no plenário, que atua nas decisões relacionadas aos assuntos do Sistema Confea/Crea. Nomeada como conselheira para este triênio, a cartógrafa Rúbia Gomes Morato, representante do Departamento de Geografia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da Universidade de São Paulo (USP), projetou sua participação. “Estou com expectativas muito positivas de entender melhor o Sistema. Vamos trabalhar para aprimorar o exercício de nossa categoria e em defesa da segurança da sociedade”, afirmou.
Já Priscila Bolchi, engenheira ambiental, sanitária e conselheira pela Associação de Engenharia Ambiental e Sanitária do Estado de São Paulo (AEAESP), exaltou a composição da CEEAS, da qual faz parte, como um momento importante para a sua categoria profissional. “Estar aqui representando essa nova Câmara, a segunda a ser instituída no país, é um grande avanço para nós e para todo o estado de São Paulo. Em um momento em que as demandas ambientais seguem crescendo e a sociedade está cada vez mais atenta ao tema, minha intenção é contribuir com todos os profissionais que atuam nesse campo”, garantiu.
Também nomeado para a Câmara instituída neste ano, Anderson Rodrigo Robes, engenheiro ambiental e de segurança do trabalho, é conselheiro suplente pela AEAESP. “Nosso objetivo será em defesa da representatividade de nossa classe junto ao Conselho, buscando sempre os benefícios do trabalho conjunto. Este ano é um marco para nós, nossa associação comemora 10 anos e temos esse novo desafio”, projetou.

Uma ação integrada do Conselho e de suas diversas áreas foi organizada para acolher e orientar os novos conselheiros na chegada ao Conselho. A iniciativa reuniu atendimentos para esclarecimento de dúvidas, entrega dos certificados de posse e instruções sobre o uso dos sistemas digitais necessários ao processo de votação e relato.
“Muitos conselheiros nunca tinham tido contato com o Crea-SP. Por isso, nosso trabalho começou muito antes da posse. Eles ligavam, mandavam e-mails, tinham dúvidas sobre o funcionamento da autarquia, e nós acompanhamos tudo de perto. A partir daqui, começamos oficialmente um novo ano de operações”, afirmou a superintendente de Colegiados, arquiteta Dinah Sayuri Iwamizu, responsável pela articulação com as Câmaras Especializadas.
O Conselho também atuou para assegurar o preparo necessário ao bom andamento das atividades. “Na primeira plenária do ano apoiamos os conselheiros com o acesso aos sistemas de votação e relato, realizando o cadastro de credenciais e orientações iniciais. Ao longo de todo o mandato, nossa equipe estará disponível para garantir o uso adequado das ferramentas”, explicou Marcelo Pessoa, superintendente de Tecnologia e Inovação.
Para muitos dos empossados, esse primeiro contato representou um marco significativo. “Estou em meu primeiro contato com o Crea-SP e me senti muito bem acolhido. Recebi todas as orientações e direcionamentos necessários para iniciar com segurança e clareza as minhas atribuições”, relatou o Eng. Fabiano Pierri, conselheiro suplente da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica (CEEE) pela Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Região de Mogi Guaçu (AEARMG).
PRESIDENTE:
Eng. Civ. Lígia Marta Mackey
VICE-PRESIDENTE:
Eng. Civ. Fernando Pedro Rosa
DIRETOR ADMINISTRATIVO:
Eng. Mec. Marcelo Perrone Ribeiro
DIRETOR ADMINISTRATIVO ADJUNTO:
Eng. Civ. João Bosco Nunes Romeiro
DIRETOR FINANCEIRO:
Eng. Eletric. Raoni Lourenço Andrade Ramos
DIRETOR FINANCEIRO ADJUNTO:
Eng. Agr. e Eng. Seg. Trab. Adilson Bolla
DIRETOR TÉCNICO:
Eng. Agr. Gisele Herbst Vazquez
DIRETOR TÉCNICO ADJUNTO:
Eng. Agr., Eng. Seg. Trab. e Geog. Eltiza Rondino Vasques
DIRETOR DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL:
Eng. Sanit. Amb. Marcellie Dessimoni Giratola
DIRETOR DE VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL ADJUNTO:
Eng. Geol. Lucas Moreira Furlan
DIRETORA DE RELAÇÕES PROFISSIONAIS:
Eng. Agr. Glauco Eduardo Pereira Cortez
DIRETOR DE RELAÇÕES INSTITUCIONAIS:
Eng. Contr. Autom. Jonas Luiz Adorno Pereira
DIRETOR DE EDUCAÇÃO:
Eng. Alim. Marcelo Alexandre Prado
DIRETOR DE ENTIDADES DE CLASSE:
Eng. Civ. Marcelo Godinho Lourenço